sábado, 14 de junho de 2014

Canário Pronto para Acasalar

Estamos nos aproximando da melhor época da criação, que 

na minha opinião é a Época da Reprodução.

Para isso é bom saber reconhecer alguns sinais, entre eles  

o macho cantando e "dançando" no poleiro...



Sinais de que o casal esta começando a ficar pronto para o acasalamento 
Fonte: Uma poeta sonhadora - Resposta no site Yahoo

Uma das coisas mais satisfatórias de se criar canários é quando se aproxima a época de reprodução. Saber reconhecer os sinais do casal ajuda bastante no sucesso da criação, vou listar alguns que aprendi a observar ao longo dos anos: 

Fêmea 

Fêmea começa a bater as asas parada no poleiro (esse é um dos primeiros sinais) 
Canária picando o papel do forro da gaiola, esse é um dos mais clássicos sintomas de que ela esta aprontando. 
Piados incessantes e comunicação com outros canários. 
Fêmea tentando arrancar penas de outros canários ou dela mesma. Forneça material para confecção do ninho, pois ela iniciará imediatamente a construção do mesmo. 
Dilatação na região da cloaca, pegue a fêmea com a mão e assopre esse local, se estiver mais largo que o normal, ela já esta pronta e em poucos dias botará. (nesta etapa é fundamental que ela ja esteja com o macho na gaiola para evitar a postura de ovos brancos (sem gala). 
Canária cantando, isso mesmo, algumas canárias ficam tão sedentas para iniciar o ciclo reprodutivo que chegam a cantar para chamar o macho. Essa possibilidade é mais rara de se encontrar mas existe. 

Macho 

O Macho quando esta pronto canta vigorosamente, esse é o sinal mais seguro de que o canário esta apto para ser colocado com a fêmea. Mas nem sempre o macho aceita a canária que gostaríamos, tem que existir uma afinidade entre os dois, caso contrário brigas acontecerão e a probabilidade de ovos não serem galados será maior. 
Canário que não esta cantando na época de reprodução pode estar doente ou ter saído recentemente de uma muda de penas, se você notou no chão uma quantidade de penas acima do normal, terá que esperar mais até o canário ficar pronto, pois muda de penas e reprodução não combinam. 
O Macho quando gosta de uma canária, alimenta a mesma no bico, ajuda na confecção do ninho e se por acaso for separado da canária, entra em surto e busca de todas as formas sair da gaiola em busca de sua companheira. 
Um canário que não foi com a cara da fêmea que você colocou, pode até galar ovos mas terá uma postura agressiva e não ajudará nas tarefas do ciclo reprodutivo.



video

#canariopronto #canariocantando #canariobelga #racaespanhola #canarilcurico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o contato, seus comentários são sempre bem vindos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails