domingo, 4 de abril de 2010

Acasalamento IN X NV em Canários de Porte




O acasalamento IN X NV não é uma regra fixa nem para canários de cor, hoje em dia muitos criadores utilizam o cruzamento IN x IN, isso desde que esses canários intensos sejam resultado de um acasalamento convencional, IN x NV, caso contrário acarretará problemas na plumagem, como por exemplo, penas muito duras, portanto uma segunda geração IN xIN não é aconselhável.


Quando se trata de canários de porte, antes de nos preocuparmos com esse tipo de acasalamento é necessário sabermos o que é exigido de cada raça, quais as características ideais, só então devemos programar os acasalamentos, pensando principalmente na estrutura das penas.
Nos Frisados Parisienses, o canário que sempre ficará à frente nos concursos será aquele que possui penas sedosas, longas e volumosas, na maioria dos criadouros dessa raça existem três ou quatro nevados para cada intenso no plantel, pois são esses canários nevados que dão em acasalamentos consecutivos entre nevados os canários com penas mais longas e sedosas, porém nesta raça é obrigatório o uso dos intensos, pois os cruzamentos entre nevados de penas médias e longas acabam por criar canários com as penas muito "fofas" e conseqüentemente produzindo canários com plumagem que não se arma, ou seja, começam a apresentar os "fachos arriados". Neste momento entra o acasalamento com intensos de penas mais curtas para corrigir a estrutura das penas da prole. Já em outras raças os canários de penas duras levam grande vantagem, como nos Frisados do Norte, Espanhola, Gibber, etc.. Nestes canários a "regra" é invertida, o acasalamento ideal é pena curta com pena curta (normalmente intensos) e usam os canários de pena longas ou médias (normalmente nevados) para corrigir eventuais falhas de plumagem.
O acasalamento com intensos deve ser feito moderadamente no gloster devido a controlar a estrutura das penas. É normal acasalarmos glosters nevados durante algumas gerações desde que a estrutura das penas seja boa e mantenha-se perfeita não ocasionando aparecimento de quistos nos pássaros. O intenso nem sempre e indispensável, por vezes até não é necessário, depende muito da estrutura de penas dos casais e como se consegue trabalhar as penas com as aves que se possui. Para controlar a estrutura das penas em algumas gerações pode-se fazer uso de canários de penas mais apertadas que não sejam propriamente intensos podem ser usados os de fundo azul ou alguns canelas de penas mais duras e apertadas. Não se acasala nevado x intenso nos glosters em todo o plantel por anos consecutivos, normalmente tem se alguns poucos casais num ano com uso de intensos. O uso freqüente dos intensos em gerações consecutivas provoca o encurtamento das penas nos glosters fazendo com que algumas características indesejadas sejam evidenciadas, como por exemplo, a marcação do pescoço havendo separação do mesmo em relação ao tronco.
Quando realizamos um acasalamento de canário intenso com um nevado filho de um acasalamento de nevado x nevado, os filhos nevados desse acasalamento serão de penas mais curtas e podem ser usados para iniciar uma seqüência de acasalamentos entre nevados. Outra coisa é que não existem portadores de intenso, ou seja, só se consegue obter um intenso utilizando um pássaro intenso no acasalamento e, se acasalarmos entre si os filhos nevados provenientes de um acasalamento intenso, nunca originam um filhote intenso, isto é, o intenso não é um fator que o pássaro porta.

Fonte: O canário através dos tempos, Álvaro Cesar Dutra; Internet site Portal dos Canários; Internet site Ave Domestica

2 comentários:

  1. MUITO BOA A MATÉRIA, PRECISAMOS DE MAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE CANÁRIOS DE PORTE, POIS OS NOSSOS CRIADORES SÃO NA MAIORES DE CANÁRIOS DE COR E COM UM DIRECIONAMENTO TOTALMENTE DIFERENTE DO PORTE

    ResponderExcluir
  2. Legal a matéria, muito esclarecedora pros iniciantes em canário de porte

    ResponderExcluir

Agradecemos o contato, seus comentários são sempre bem vindos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails