sexta-feira, 19 de julho de 2013

Canário Brasileiro - Mutação Urucum

NÃO SÃO CANÁRIOS DO NOSSO 


CRIADOURO













Aprovada definitivamente a inclusão dos Canários Urucum na nomenclatura mundial COM/OMJ

Parabéns ao Sr. Álvaro Blasina pela conquista!!!!


                                                                                                                                                                                                                "AMIGOS
HOJE VIVIMOS UM MOMENTO HISTÓRCO POIS OS 5 JUÍZES INTERNACIONAIS (HOLANDA, BÉLGICA, ITALIA, ESPAÑA E ARGENTINA) APROVARAM EM DEFINITIVO A INCLUSÃO DOS CANÁRIOS URUCUM NA NOMENCLATURA MUNDIAL COM/OMJ.
ERA PRECISO UMA MÉDIA MÍNIMA DE 87 PONTOS NOS 9 EXEMPLAR
ES APRESENTADOS E ALCANÇAMOS UMA MÉDIA DE 90,27 PONTOS.
QUERO AGRADECER A DIRETORIA DA FOB PELO APÓIO, AOS CRIADORES QUE ACEITARAM JUNTO COMIGO ESTE DESAFIO (EM ESPECIAL AO SR. CARLOS ALBERTO POLICARO DO BIQ CANARIL),AOS JUÍZES QUE VIERAM DO EXTERIOR E A TANTOS AMIGOS QUE NOS APOIARAM E ESTIMULARAM
MUITO OBRIGADO A TODOS. DEDICO A CADA UM UM ABRAÇO DE GRATIDÃO"
Julho/2013

Canário Brasileiro-Mutação Urucum

A rápida evolução da mutação brasileira

Carlos Alberto Policaro - BIQ CANARIL

"Estamos complementando o nosso artigo publicado na Revista SANO nº 27, de junho de 2006, no qual relatamos o nosso trabalho para a introdução da mutação “URUCUM” nos “Inos Lipocrômicos Clássicos com Fator”.

Há cinco anos, durante uma visita ao nosso amigo Álvaro Blasina para a aquisição de matrizes destinadas ao nosso plantel, vimos alguns exemplares de sua criação e ficamos sabendo do enorme trabalho até então desenvolvido por ele, com o objetivo de fixar a nova mutação “bico vermelho”, posteriormente denominada “URUCUM”. A propósito, o artigo técnico de sua autoria, publicado no Brasil Ornitológico nº 66 , descreve passo a passo o seu excelente trabalho de fixação da mutação. Assim que vimos os exemplares de “ bico vermelho ”, imaginamos a sua introdução nos “rubinos”. Nosso objetivo declarado era a criação de um canário inteiramente vermelho, de olhos e bico vermelhos. O objetivo foi atingido em 2005, com a criação de um Rubino Urucum Intenso (foto 1).


Foto 1 - Rubino Urucum Intenso 


Em 2006, conforme prevíamos conseguimos criar exemplares perfeitamente saudáveis, com as três mutações simultâneas, um Rubi no Urucum Marfim Nevado (foto 2). Apesar da mutação “Marfim” afetar o depósito de lipocromo no bico e patas, diluindo-o, o cruzamento de exemplares “puros” resultou em exemplares marfins nevados com plumagem “aveludada”, de rara beleza. 

Foto 2 - Rubino Urucum Marfim Nevado


A qualidade dos exemplares URUCUM sem a mutação INO também tem melhorado consideravelmente ano a ano, como demonstram a seqüência de fotos abaixo. 

Foto 3 - Vermelho Urucum Intenso 


Foto 4 - Vermelho Urucum Nevado


Foto 5 - Rubino Marfim Urucum Intenso


Foto 6 - Rubino MF Urucum Nevado


Foto 7 - Rubino Urucum Intenso


Foto 8 - Rubino Urucum nevado


Entendemos que no atual estágio do pedido oficial de reconhecimento da mutação, o pedido limitou-se às cores onde surgiu e é mais evidente a fim de facilitar a sua aprovação, porém a rápida evolução da mutação certamente levará ao reconhecimento de outras cores. Junho/2007 
"Surgiu em Resende,Laranjo, em 1994 o primeiro filhote de bico vermelho.
Ao ver um ninho de um casal de Vermelho com três filhotes, percebeu-se que um deles tinha o bico vermelho. Pensou-se que se havia dado tanto carofil ao canário que até o seu bico havia ficado vermelho.
Na semana seguinte, a cor do bico se manteve.
Foi aí que, ao pegando o filhote na mão e examina-lo,que a cor do bico era realmente vermelha; uma Rubina de Bico Vermelho.


Mais uma ninhada de três filhotes e mais um de bico vermelho; sendo o primeiro uma fêmea e o segundo um macho.
A Rubina não procriou pois perdera gradativamente a visão.
Os filhotes, irmãos dos de bico vermelho foram para criar , no ano seguinte, acasalou-se uma das fêmeas com um macho de outra linhagem.
Para surpresa, nasceram filhotes de bico vermelho.
No total oito puros (cinco machos e três fêmeas), e vários portadores.
Os filhotes puros (de bico vermelho), apresentavam periodicamente problemas de visão, ou seja, alternavam períodos em que enxergavam normalmente com períodos de perda parcial da visão.
Outro criador de Resende, o Sr. Armando Camargo de Oliveira também adquiriu uma fêmea portadora, que, acasalada com um macho de sua criação (sem nenhum parentesco), deu, entre outros três filhotes puros, sendo dois machos e uma fêmea.
Este ano, o fenômeno se repetiu na criação da Bernaceli Beraldi, onde também nasceu um filhote apresentando a mesma característica.
O que tem nos surpreendido é o comportamento genético desta mutação, bastando uma fêmea portadora para que saiam na prole indivíduos puros, machos e fêmeas.
Outro fato interessante é que, além do bico, possuem também para e unhas avermelhadas.

Detalhe dos pés de dois filhotes: o da esquerda bico vermelho, apresenta pernas e pés de cor acentuadamente diferente de um pássaro normal
Há também uma considerável mudança na plumagem que se apresenta mais sedosa e macia.
Os acasalamentos até agora só foram feitos entre portadores, ou entre puros e portadores.
Ainda não acasalamos puros x puros.

Neste ano já será possível esse acasalamento e com isso descobrir mais sobre essa “mutação”.
Alguns cruzamentos foram feitos com pássaros da linha escura (buscando maior rusticidade) e este ano pretendemos cruzar com Brancos para tentar transferir “o bico vermelho” para um pássaro branco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o contato, seus comentários são sempre bem vindos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails