sexta-feira, 2 de julho de 2010

Comunicado da FOB sobre uso de produtos ilícitos

“Assunto: VoloSoft - Comunicado FOB
Ref. Uso de produtos proibidos
Nos últimos anos, o corpo de juízes tem observado o crescente uso de produtos da família dos silicones e assemelhados com o intuito de modificar artificialmente o fenótipo dos canários. Tal prática é proibida e é considerada fraude de acordo com o Capitulo VII do Regulamento Geral do Campeonato Brasileiro.
Atualmente a OBJO/FOB já dispõe de metodologia capaz de identificar esse tipo de fraude e os proprietários dos pássaros nessas condições, serão considerados como infratores ao já citado Regulamento.
Temos certeza que com isso estamos valorizando a melhoria genética dos plantéis em detrimento de métodos artificiais e ilícitos
OBJO / FOB” 
 

Tema também do anuário oficial informativo 2010 na página 83, referente ao regulamento geral do Campeonato Brasileiro – 2010 1ª e 2ª Etapas, capítulo VII DAS INFRAÇÕES – PROCEDIMENTOS E PENALIDADES,” art.56 – DAS INFRAÇÕES – Infração é considerada qualquer ação ou omissão, ainda que em caráter culposo, praticada por Clube Filiado, que tenha a finalidade de ludibriar a boa fé dos juízes e os resultados no julgamento do Campeonato Brasileiro, compreendendo desde irregularidades nas anilhas das aves, utilização de produtos ou de quaisquer meios que tenham o efeito de alterar o fenótipo natural da ave, além de atos de desobediência aos Estatutos, aos regulamentos e disposições da FOB, ou que atentem contra a dignidade, honra e ética de qualquer membro da FOB, praticada pelos clubes filiados. 

Parágrafo único: O Clube Filiado, como sociedade civil constituída, responde diretamente à FOB pelas infrações praticadas na forma do artigo anterior, tanto por seus dirigentes, diretores, como pelos seus associados, prepostos, gestores, procuradores ou representantes.”

Essa semana, dias antes do início do 59º Campeonato Brasileiro, acredito que todos os criadores de pássaros inscritos em algum clube receberam esse comunicado da FOB através de e-mail enviado pela Volosoft, e como pode ser constatado no próprio site da FOB, no link do campeonato de cor de 2009 no item desclassificados, canários que sofreram alguma alteração no fenótipo são desclassificados e tem o clube, criador e pássaro identificados “Motivo da Desclassificação – Alteração do Fenótipo por meios artificiais”.

Fenótipo: O termo “fenótipo” (do grego pheno, evidente, brilhante, e typos, característico) é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais,é a manifestação externa de um gene e pode ser alterado por condições ambientais. Entre as características fenotípicas visíveis, podemos citar a cor das penas, cor do bico e patas, estruturas das penas, cor dos olhos, …O fenótipo de um indivíduo sofre transformações com o passar do tempo. Por exemplo, à medida que se envelhece o  corpo se modifica.

Portanto até arrancar uma pena que tem problema de estrutura ou cor, lixar um bico, lavar o canário com produtos que clareiam ou aumentam o brilho também causam alteração de fenótipo, mas como nem todas as alterações podem ser identificadas, sobre este aspecto o maior índice de punição vem para o uso de produtos ilícitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o contato, seus comentários são sempre bem vindos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails