sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ovoscopia e Teste de Vitalidade

Ovoscopia

Ato de examinar os ovos em incubação através de uma fonte de luz ou de um ovoscópio, geralmente é realizada no sexto dia de incubação para verificar se os ovos estão ou não fecundados, também é possível observar se o ovo está rachado ou furado, com isso evitamos um desgaste desnecessário da fêmea com um choco improdutivo.




Teste de Vitalidade

Como a falta de umidade pode influir na taxa de eclosão dos ovos, pode ser feito um teste de vitalidade a partir do 11º dia, esse teste também auxilia na umidificação do ovo e na eliminação daqueles com embriões mortos. Para isso coloca-se o ovo num recipiente com água morna e aguarda-se alguns segundos. A temperatura da água deve ser agradável, que não queime a mão ou seja, não pode estar muito quente pois pode matar o embrião dentro do ovo, e também não pode ser fria para não provocar um choque térmico, já que o ovo está aquecido pelo choco (a temperatura média de incubação na maioria das espécies é de 36,6ºC). Caso o embrião esteja vivo, o ovo flutuará com a ponta para baixo, uma vez que a câmara de ar ocupa o lado mais largo, e ele balança com movimentos pendulares. Antes do 15º dia não se deve jogar os ovos fora sem este teste pois existem fêmeas que não chocam direito ou saem do ninho com freqüência o que pode atrasar o dia da eclosão.
Com a realização deste teste e com a eliminação dos ovos com embriões mortos diminuimos a chance de contaminação dos ovos viáveis, uma vez que as cascas são porosas para permitir trocas gasosas com o ambiente externo. Para exemplificar o teste postei o vídeo abaixo realizado pelo amigo virtual Evandro Nogueira.


9 comentários:

  1. apreciem a arte de cultivar vidas e da multiplicação das mesmas ao invés de devastar matar contrabandear e por especies em estinsão

    ResponderExcluir
  2. olá...aprendi da pior maneira possivel que os ovos que afundam... na verdade contem o embrião muito bem formado e vivo pois estava fazendo o teste de vitalidade e descartei o ovo que afundou...na curiosidade de ver como estava formado...abri e constatei que estava muito apurado e movendo o bico abrindo e fechando....por isso amigos peço que não descartem os ovos que afundarem pois dou certeza do que estou falando o qual o filhote veio a parar de se mexer...claro que morrendo....3 horas depois...espero com isso salvar muitos canarios...obrigado!

    Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro,
      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Também costumamos aguardar uns dias a mais se o ovo na ovoscopia se mostra galado, já ocorreu de não apresentarem mobilidade do teste de vitalidade e estarem vivos.
      Só desprezamos os que estão realmente brancos na ovoscopia, ou os que já passaram mais de 3 dias da data prevista para o nascimento, mesmo com um teste de vitalidade negativo. Nesse caso refazemos novamente antes de descartar.

      Excluir
  3. Aprecio muito a qualidade do plantel de voces e estou sempre consultando vosso blog ......parabens pelo belo trabalho e aproveito para agradecer a Deus por saber que há pessoas que primam pela qualidade na criação gerando assim uma atenção e preocupação maior com vossos canarios....sei que ai no seu canaril eles cantam por prazer....aqui vai meu respeito e admiração.....Deus abençoe ! até breve...abraço!
    Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro,
      Novamente muito obrigado.
      Seus comentários serão sempre bem vindos!
      É um prazer tê-lo sempre visitando nosso blog.
      Atenciosamente
      Alexandre e Carla

      Excluir
  4. ola amigo, gostaria q mim ajudasse a esclarecer, pos vou dizer, eu ja tinha uma canaria cor marrom c/branca, comprei um canario amarelo nevado, crujei, mas o enbriao, nao vingou. gostaria de saber se o broblema e do canario. inclusive o canario q eu adiquiril nao tem anilha, nao sei quantos anos tem, pos comprei em uma feira de passaros. mas o canario e muito ativo e esperto.

    ResponderExcluir
  5. oi tudo bem entao tenho um casal de canarios e ja faz 17 dias hoje que a femea esta chocando e nada de nascer fiz o teste de vitalidade e os ovos ficaram boiando com a ponta para baixo mais nao teve nenhum movimento como mostra no video o que eu faço tiro os ovos ou aguardo mais um pouco pois a femea ainda continua no choco e quase nao sai do ninho sao os primeiros canarios que crio e se eu tirar o ninho separo os dois ou deixo juntos e coloco o ninho depois de alguns dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tirar o ninho não precisa separar o casal.
      Deixa uns dias sem o ninho e depois devolve.
      Um abraço
      Alexandre e Carla

      Excluir

Agradecemos o contato, seus comentários são sempre bem vindos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails