sábado, 24 de outubro de 2009

Faça Você Mesmo - Máquina de Limpar Sementes

"Máquina" de Limpar Sementes

Soprar as cascas não é muito recomendável para a saúde. A tarefa de limpar a mistura é feita pelo peneirar as sementes e cascas. A máquina poderá ser muito útil para um criador médio.

A máquina apresentada não passa de um conjunto de tubos em plástico PVC acoplados a um secador de cabelo que tem como função soprar as cascas das sementes.

Garantiram-me que funciona é barata, fácil de construir e funciona para a mistura de canários. As sementes limpas são separadas das cascas.

Vou partilhar com todos vós o projecto de autor desconhecido da "Máquina" de Limpar Sementes.

Esquema de montagem e acoplagem de todos os elementos referidos no quadro anterior.

Não é necessário qualquer tipo de cola.

Os tubos encaixam, nas forquilhas ,curvas e meias curvas.

"Máquina" de Limpar Sementes
Esquema de montagem







A máquina pode ser fixada a uma parede, colocando dois recipientes para recolher separadamente cascas e sementes. A regulação da entrada da mistura de sementes pode ser feita conforme o diâmetro da saída do funil.



Em Portugal os tubos e as curvas em PVC de 40 mm de diâmetro podem ser encontradas nas casas de materiais de construção e ou canalização nas lojas Maxmat, Aki, Leroy e Merlin, Mestre Maco e outras do género na secção de artigos de canalização. (Passe a publicidade ! ).

Um dos inconvenientes detectados são as cascas da semente de aveia, não são separadas para o lado das cascas devido ao seu peso , sendo necessário efectuar várias passagens para obter uma maior eficácia na sua separação. No entanto penso que vale a pena o esforço de construção da "Máquina".

Um orçamento aproximado de 10 euros para tubo e curvas. Um secador de cabelo barato e um funil de plástico são materiais que se tem em casa, servem para experimentar a máquina.

A máquina fixada a parede e com a saída do funil devidamente afinada para controlar a velocidade de queda e separação das sementes. e cascas. Contribui para facilitar a tarefa de limpar e reciclar a mistura de sementes.

Gostaria de ser mais detalhado em relação ao diâmetro de saída do funil, e a potência do secador. Mas como ainda não lancei mãos a obra, ficam estes pormenores para outra ocasião.

Entretanto quem quiser colaborar na afinação do invento ou criticar, façam o favor. Todos os comentários ou sugestões serão apreciados e bem vindos.

Dezembro de 2005

Armando Moreira

Em 10 de Janeiro de 2007, o Sr José Reis teve a amabilidade de me enviar uma foto, com a execussão do projecto. O seu comentario foi: Como lhe disse a máquina de limpar sementes está mais que aprovada.




Fonte: Armando Moreira - Portugal

Ontem construímos a nossa, funciona mesmo. Começamos usando um secador potente não deu muito certo, aí mudamos para um de 1200w, perfeito. O funil também deve ser aqueles com a passsagem bem fininha prá semente não passar rápido demais e deixar as sementes se misturarem às cascas. O gasto foi de aproximadamente R$ 30,00 e ao invés de comprarmos 1,5 m de cano, compramos 2m.






Um comentário:

Agradecemos o contato, seus comentários são sempre bem vindos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails